Manaus - Amazonas
23 de Abril de 2024
Quer contribuir com o Informativo? Envie matérias, dúvidas ou sugestões para: ciam.sinagoga@gmail.com
Revista Eletrônica
Edição 340
ciam@argo.com.br

Ver as 10 edições anteriores

Atualize seu cadastro no
CENSO CIAM clicando aqui.

Tamanho da letra:

Israel tem ato solidário aos protestos no Brasil

Dezenas de brasileiros se manifestaram, na manhã desta sexta-feira (21), diante da embaixada brasileira em Tel Aviv, em Israel.

Trazendo cartazes emulando aqueles vistos no Brasil, com frases como "o gigante acordou", o grupo se uniu em solidariedade às manifestações que eles têm acompanhado a distância, em geral pelo Facebook.

"A ideia é apoiarmos o Brasil", diz à Folha Leonardo Cheriti Shor, um dos organizadores do movimento, que estima terem estado presentes 250 pessoas entre as 11h e as 13h (horário de Tel Aviv). "A manifestação partiu da nossa vontade de estar lá."

"Nunca tive engajamento político muito forte. Mas todo brasileiro sente, agora, vontade de estar no Brasil. Não precisa ser consciente politicamente. É uma coisa moral."a Shor notificou a polícia israelense com antecipação e trazia consigo uma autorização para o protesto. Uma dupla de policiais observava o movimento, sentados na sombra do prédio da embaixada, aparentemente entediados. A manifestação foi pacífica, pela manhã, com cantoria e apitos mas sem interromper o trânsito.

O caminhoneiro Sérgio Cohen, 58, veio de Ashdod (ao sul de Tel Aviv) para o movimento. Natural de Porto Alegre, ele mora em Israel há 37 anos.

"Isso dói. Sou apaixonado pelo Brasil. A gente quer ajudar daqui", diz, de boné do Grêmio e vestindo a camiseta da seleção.
 
A paulista Olga Zeitouni, 41, veio de Bat Iam, onde mora há dois anos. "Me mudei para Israel porque o custo de vida lá é alto, o salário é incompatível e falta estrutura", diz. "Os brasileiros estão acordando, agora, para uma coisa com que eu já estava insatisfeita."

Os cartazes, na manifestação, traziam dizeres em português, inglês e hebraico, assim como eram poliglotas as frases gritadas pelos presentes. Havia um argentino entre a multidão. "A gente pode se organizar, mesmo estando longe", diz Poliana Czelusnick, de Curitiba e hoje moradora de Kfar Saba.

Durante o protesto, manifestantes se encontravam e trocavam informações sobre Brasil e Israel. Alguns, já amigos pelo Facebook, se conheciam pela primeira vez pessoalmente e reclamavam da desunião dos brasileiros em Israel.

"Acho que tem de ter um começo para tudo, para que haja uma mudança", diz Czelusnick. 
 
TEXTO: Folha de S. Paulo - Diogo Barcito
IMAGEM: Samantha Israel Calôba

Voltar
Comitê Israelita do Amazonas
Rua Leonardo Malcher, 630 - Centro
CEP 69010-170 Manaus | AM
Fone: (92) 3234 9558 Fax: (92) 3233 6361
e-mail: ciam@argo.com.br